Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Eurystyles lorenzii (Cogn.) Schltr. LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 24-04-2012

Criterio:

Avaliador: Pablo Viany Prieto

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Eurystyles lorenzii é uma pequena erva epífita sem grande apelo ornamental. A espécie é localmente rara, mas apresenta distribuição no domínio da Mata Atlântica. Ocorre em remanescentes expressivos de floresta ombrófila densa, e está representada em algumas Unidades de Conservação de proteção integral.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Eurystyles lorenzii (Cogn.) Schltr.;

Família: Orchidaceae

Sinônimos:

  • > Pseudoeurystyles lorenzii ;
  • > Pseudoeurystyles schwackeana ;
  • > Stenoptera lorenzii ;
  • > Trachelosiphon lorenzii ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Descrita originalmente na obra Repert. Spec. Nov. Regni Veg. Beih. 35: 39 (1925), esta espécie é de fácil identificação, pelo pequeno porte, com folhas lustrosas rosuladas na base e inflorescência pêndula capituliforme (Perleberg, 2009).

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo nos estado do Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Barros et al., 2012). Perleberg (2009) indica a ocorrência deste táxon do estado do Espirito Santo até o Rio Grande do Sul.

Ecologia

Planta herbácea, epífita, esciófila (Perleberg, 2009), ocorrendo em Florestas Ombrófilas Densas e Florestas Ombrófilas Mistas (Barros, Rodrigues; Batista, 2009), tendo sido encontrada a baixa e média altura, sobre fustes de árvores cobertas de musgos, em locais sombreados e úmidos (Perleberg, 2009).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes ​A Mata Atlântica é um bioma caracterizado pela alta diversidade de espécie e pelo elevado grau de endemismo. A retirada da cobertura vegetal, visando a utilização da área para a agricultura, pastagem, extração de madeira e ocupação humana para agricultura, pastagem, extração madeireira e ocupação humana ao longo dos últimos dois séculos causou a destruição da maior parte deste bioma, restando hoje cerca de 7% a 8% de sua área original. Por esse fatores, foi considerada por Mittermeier et al. (2004) um dos hotspots da biodiversidade. Devido à ocupação urbana e agrícola, as áreas de mata estão cada vez mais isoladas umas das outras, formando pequenas "ilhas" de vegetação nativa. Desta forma, a maioria das espécies que vivem nesses fragmentos compõem populações isoladas de populações que habitam outros fragmentos. Para muitas espécies, a área agrícola ou urbana, circundante de um fragmento, pode significar uma barreira intransponível (Galindo-Leal ; Câmara, 2005; Mittermeier et al., 2004); Moura, 2004).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: ​A espécie foi considerada Vulnerável (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida para a flora do estado do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).

Referências

- BLUM, C.T. OS COMPONENTES EPIFÍTICO VASCULAR E HERBÁCEO TERRÍCOLA DA FLORESTA OMBRÓFILA DENSA AO LONGO DE UM GRADIENTE ALTITUDINAL NA SERRA DA PRATA, PARANÁ. : , 2010.

- ROSSETTO, E.F.S. ; VLERA, A.O.S. CHECKLIST DA FLORA VASCULAR DO PARQUE ESTADUAL DA MATA DOS GODOY, LONDRINA, PARANÁ, BRASIL., 2010.

- PERLEBERG, T.D. A FAMÍLIA ORCHIDACEAE NO MORRO QUILONGONGO, PELOTAS, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. : , 2009.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.

Como citar

CNCFlora. Eurystyles lorenzii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Eurystyles lorenzii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 24/04/2012 - 20:48:14